terça-feira, 9 de março de 2010

Vai aí um cafézinho pr'ó sr. director

Eu trabalho já há uns aninhos numa empresa internacional (SA)com sede num país europeu do norte. Somos produtores de maquinaria especial com centros de produção espalhados pelo mundo. Em Portugal só temos uma filial de vendas. Esta companhia está cotada na Bolsa e é lider no mercado internacional com mais de 14.000 trabalhadores espalhados pelo mundo fora. Um dos descendentes do fundador desta empresa possui a maior parte das acções, como tal, quase poderiamos dizer que ele é o dono desta empresa. Esta pessoa estudou engenharia e economia. Como ele já foi chefe duma secção onde trabalhei conheço-o pessoalmente. Eu nunca ouvi alguém tratá-lo por doutor ou outro titulo qualquer, ele é tratado simplesmente por Sr. e apelido. Quando alguém lhe telefona, a secretária só atende quando ele tem visitas, está de viagem ou está numa reunião. Ontem tive que tratar dum assunto com a filial de Portugal e para tal liguei o número de telefone do colega com quem queria falar - foi uma senhora que atendeu, penso que era a secretária. Antes de me ligar com o "Sr. engenheiro" perguntou-me quem era e o que queria. O chefe da filial portuguesa, não tem nome, é tratado apenas por Sr. Director. Note-se que na filial de Portugal só trabalham 10 funcionários.

7 comentários:

  1. Era uma grande verdade. Era mesmo assim que as coisas se passavam e ainda passam principalmente em empresas públicas, ou grandes empresas.
    Felizmente hoje já vai sendo normal, em empresas privadas, o título ter sido abolido e inclusive as pessoas tratarem-se por tu, independentemente de quem sejam, desde que trabalhem juntas.
    Pessoalmente, aboli nos dois sentidos, essa prática.
    .

    ResponderEliminar
  2. Brigadinho pela visita! Faz sempre bem saber que em Portugal o desagradável se mude para melhor. Cumps - Isabel

    ResponderEliminar
  3. Não consigo comentar o post acima (?)

    ResponderEliminar
  4. Rui, já pus tudo nos conformes. Sou uma grande trafulha ;)

    ResponderEliminar
  5. A minha saudosa mãe, além de ser uma senhora em todos os sentidos, possuía três cursos superiores além de uma educação e cultura ímpares...

    Cada vez que tinha de se referir ou tentar marcar uma reunião com o seu antigo superior tinha de o chamar Sr. Professor Doutor Arquitecto...senão o tipo ia aos arames e para a receber fazia-se caro e mostrava desdém a todos os que considerava inferiores...

    Um genuíno TUGA!!! Cuja instrução não lhe deu educação nem cultura...

    A humildade é apanágio de grandeza de alma e nobreza, embora convenha manter uma pequena dose de "cagança", embora não se deve exagerar nesta última componente...

    ResponderEliminar
  6. Obrigada ! :D

    As pessoas da vida real as vezes sao tao complicadas e despropositadas . enfim ...

    a semana passada fui com umas amigas a uma sapataria onde nos enchemos de rir com duas das empregadas sendo que uma delas não sabia quem era charlie chaplin (?) até que nos perguntaram onde estudávamos , foi só respondermos em coro " Colégio de Lamego ! " para nos passarem a tratar por " Menina's " .
    e uma pessoa fica assim um bocado ... em compensação no almoço de turma era necessário chamar a empregada 3 vezes para nos aparecer na mesa . será que se tivessemos mencionado estabelecimento de ensino , profissões dos paizinhos e apelidos tinhamos sido melhor tratados ???

    Lamego é uma cidade pequena , tal como os seus habitantes . --'

    ResponderEliminar
  7. Só agora dei conta que tive visitas. Obrigado pela vossa visita. Gostei de vos ver por cá! Quando me perguntam em Portugal qual a minha profissão adoro dizer que sou uma "senhora das limpezas", mas num tom tão arrebitado que ninguém se atreve a deitar-me o habitual olhar arrogante.

    ResponderEliminar