segunda-feira, 26 de abril de 2010

As minhas primeiras horas em Portugal este ano

-

O avião aterrou, as portas foram abertas e quando chegou a minha vez de poder por o nariz lá fora, fui surpeendida por uma brisa amena a perfumada de estevas... uma recepção melhor que esta não podia ter tido. Os locais que queria ver nesta curta estadia em Lisboa não foram todos visitados. O Jardim Robalo Pinheiro, por exemplo, há-de ficar para a próxima. Cheguei na sexta por volta das 9 horas da manhã, fui buscar o carro e em vez de me por logo a caminho de Lisboa, como planeado, dei um saltinho a Lagos para ir comer os meus berbigões da praxe à casa de pasto do Zé Porco. Sempre que lá chego a Dona Fernandinha já sabe o que me irá servir - 3 doses grandes de berbigão; quando a primeira estiver a acabar, ela encomenda logo a próxima para que eu não necessite de esperar. Desta vez abusei tanto daquele pão caseiro maravilhoso, que tive que abdicar da terceira dose. A Dona Fernandinha até hoje nunca me desiludiu; parece que adivinha que vou aparecer e tem sempre "em Stock" os melhores berbigões deste planeta.





As duas fases da minha primeira dose de berbigão

Cumprimentamo-nos sempre como se já pertencessemos à mesma familia, trocamos umas palavrinhas amigas e logo de seguida põe-se a caminho da cozinha para fazer o meu pedido. Fizeram-me tão bem e até fiquei triste por não ter conseguido comer a terceira dose. Depois de ter feito uma visita breve a alguns amigos em Lagos pus-me a caminho de Lisboa. A minha Lisboa está muito diferente, mas continuo a sentir que ela ainda é a minha Lisboa.





A segunda dose

Amanhã continuo. Tornou-se tão tarde... 

5 comentários:

  1. Pois fico à espera de mais uma dose.
    O mar faz mesmo falta a uma portuguesa e não será só pelos berbigões;)

    ResponderEliminar
  2. Adoro berbigões! Vim atrás da Isa para ela não comer tudo:-)
    Eu também quero mais uma!
    Gostei!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Isa, a segunda dose foi servida. Só espero que não esteja insonsa. Sim ando com saudade do mar e dos seus pescadores e farta de Vikings.

    ResponderEliminar
  4. Fê-bleu bird, gostei muito de te ver por aqui, obrigadinho pela tua visita. Espero que te sintas bem por aqui. Agora também vou te visitar. Cumps - Isabel

    ResponderEliminar
  5. Ó minha amiga, por muito bem que possamos estar noutros sítios e por mais favoráveis que sejam as diferenças, um regresso à nossa terra, traz ao de cima sensações muito especiais ! Esse cheirinho a esteva, essa brisa muito nossa,... é Portugal!
    Pode ser feio, mas é nosso, pode ser mau, mas é nosso, é diferente, mas é nosso,... e temos saudades e matam-se as saudades.

    Nota. Agora, tu,... não és nada para brincadeiras : 3 Doses ?... ou mesmo duas !!! ... rsrsrsrsrs chiiiiçaa !
    .

    ResponderEliminar