quarta-feira, 21 de abril de 2010

Barracas verticais

-
Novas urbanizações crescem dia-a-dia sem cessar. Sempre que viajo por Portugal, vejo por todo lado construirem casas aos molhos, barracas verticais, sem qualquer infra-estrutura e provavelmente incapazes de oferecer um nível de vida digno aos seus futuros habitantes. Muitas vezes estes fogos são erigidos mesmo ao lado de outras urbanizações repletas de andares desabitados e em estado de degradação. Não seria melhor restaurar estas andares já existentes em vez de destruir outros espaços verdes ainda intactos? Porquê continuar a destruir a natureza sem necessidade nenhuma?

Típico de Pedro Penedro da Rocha Calhau ou então só pode ser maldade! Na baixa de Lisboa ou noutros locais da cidade, existem uma enorme quantidade de andares vazios, no entanto continua-se a construir habitações nos mais longínquos subúrbios da cidade, em locais onde encontrar um emprego se torna mais difícil do que acertar em seis números num boletim do totoloto, obrigando assim estas pessoas a terem que se deslocar no seu dia-a-dia do local onde habitam, sujeitas às bichas nas estrada ou a terem que fazer quilómetros em combóios ou autocarros completamente cheios que mais se assemelham a latas de sardinhas em conserva do que a transportes públicos.

Porque será que para os povo português tudo se torna tão difícil?
-

7 comentários:

  1. Normalmente trata-se da construção de Bairos Sociais, para alojamento de famílias que vivem em "barracas" e com a intenção de acabar com essas "ilhas" de aspecto degradante aos olhos de quem nos visita. Esses apartamentos (de construção social) são mais dignos que a "barraca" e a preços de aluguer baixíssimos.
    O que acontece é que vão ser reunidas nessas novas habitações, famílias que sempre viveram em condições degradantes e que adquiriram hábitos que não estão de acordo com as novas habitações. Por ex. fazer da banheira jardim em vez de utilizá-la para tomar banho, ter galinhas dentro de casa, etc., transformando esses bairros em autênticas "novas ilhas ao alto" ! Normalmente são habitadas por grupos étnicos que, não raramente se transformam em gangs de drogas. Creio que não será muito fácil resolver estes problemas.
    Sem xenofobismos, acho que não é muito fácil lidar com estas etnias que têm que ser aceites como se de portugueses se tratasse e que muitas vezes auferem rendimentos mínimos garantidos e com isso não procuram trabalho.
    Sei que isto é fugir um pouco ao problema, muito pertinente, que colocas, mas não é fácil resolver.
    Nos arredores de Paris, por ex. têm os mesmos problemas e isso tem criado ao governo francês muitas dores de cabeça.
    .

    ResponderEliminar
  2. Olá Rui, obrigado por teres vindo aqui e deixado o teu comentário. Sim, também conheço este problema em França - mas eu não me estou a referir a esses bairros sociais. Refiro-me à arquitectura urbana actual portuguesa. Àquela que se faz para a classe considerada normal em Portugal. Não me refiro por exemplo ao bairro junto ao recinto da Expo e também não aos bairros sociais. Um bom exemplo daquilo a que me refiro é o Bairro na fotografia que acima postei, a Portela de Sacavém - eu vi este bairro nascer e crescer. Nessa altura, nos inícios dos anos 70 era considerado um bairro muito "chique", aqui só vivia quem tivesse um ordenado acima do normal. Hoje quando lá vou, é assustador - uma quantidade de andares vazios e muitos em muito mau estado. A densidade demográfica deste espaço era em 2001 17.547 habitantes por km² - a única possibilidade de encontrar trabalho aqui, é um centro comercial no meio deste mar de prédios enormes e sem varandas. São autenticos caixotes, sem estética nenhuma e o pior é que deste a altura que foram construidos, dá a sensação que nunca foram restaurados. Está tudo em péssimo estado.

    ResponderEliminar
  3. Então não sabes que é na construção que há mais corrupção?
    Dás uns dinheiros e dá para construir onde deveria ser um jardim.
    Dás dinheiro e em vez de 4 pisos são 20.
    Compras um terreno agrícola onde não se pode construir, mas ...e passa a ser permitido construir ou ainda há melhor, compraste o terreno por 100 e como já lá se pode construir vendes por 30.000
    As Câmaras querem muitas construções para cobrarem mais Contribuições Autárquicas, assim deixam construir em qualquer lado.
    E há muito mais...
    Ainda ficas admirada com as barracas? Lol

    ResponderEliminar
  4. Da joaninha à vaca, ando a ficar baralhada Lol

    ResponderEliminar
  5. Se quiser ver o tal programa, encontrei um blogue que o tem lá
    link
    Deve estar nos primeiros posts o filme :)
    Vamos a ver se não me enganei a fazer o link
    bjos

    ResponderEliminar
  6. É isso Prima. A Isa GT tocou no ponto nevrálgico da questão: é tudo negócio e corrupção! É assim que dá mais lucro e não a reabilitação. Portugal está condenado isto porque os portugueses são MANSOS: "É a vida"; "O que é que se há-de fazer?".
    Tu e outros que emigraram é que fizeram bem!

    ResponderEliminar
  7. Priminho obrigadinho pela visita. Que pena não nos termos visto. Jinhos também para o resto da familia.

    ResponderEliminar