terça-feira, 13 de abril de 2010

Ministério da Cultura, dá esmolas mensais de 11.500 € a um membro duma família portuguesa muito necessitada


Fundação Berardo


Ordenado milionário posto em causa
A nomeação de Maria do Carmo Espírito Santo para a administração da Fundação Colecção Berardo (FCB) está a suscitar perplexidade.

Diversas fontes asseguram ao PÚBLICO que, na semana passada, o cargo até agora inexistente de administrador executivo foi-lhe atribuído. Uma das fontes garante que irá receber mensalmente 11.500 euros, pagos pelo Ministério da Cultura (MC). Outra fonte assegura que Maria do Carmo Espírito Santo foi apresentada ao pessoal como administradora executiva, com horário e gabinete próprio... clicar aqui para ler mais.

Portugal necessitava dum comité de peritos formado por voluntários, sem quaisquer interesses lucrativos e independente de qualquer partido ou instituição (utopia?). Estes teriam como objectivo, analizar e detectar casos de corrupção idênticos a este - certamente iriam encontrar muitos abusos deste género. Pessoas a ocuparem cargos fictivos com ordenados absurdos e injustificáveis. É inaceitável  uma pessoa da família  em questão, andar a "enfiar para o bucho" sem necessidade nenhuma, e  de forma duvidosa  verbas que noutros sítios tanta falta fariam? Como pode ela ter o desplante em desencaminhar mensalmente 11.500 €  para a sua conta bancária, num país onde a maioria dos ordenados são inferiores a muitas rendas de casa? Infelizmente não há nesta terra ninguém que regularize este tipo de fraude.

O cidadão português foi sempre um pobre coitado, nunca usufruiu de privilégios dados como normais por qualquer outra população dum país europeu ocidental. O Zé Povinho foi sempre roubado e o pior de tudo, é que ele deixa-se ser roubado, sem fazer nada contra esta situação, sem exigir melhores condições de vida, conformando-se com o que lhe dão para a mão.

Mesmo em tempos de prosperidade os portugueses comuns (a maioria) foram sempre pobres. Quando ouço portugueses dizerem que têm muito orgulho pela sua nacionalidade, ponho sempre em questão a seriedade desta afirmação. Só podem estar a mentir, ser muito burros ou ignorantes. Muitos adoram destacar de forma enfática a grandiosidade e gloriosa História de Portugal, mas como argumentar então o facto de termos tido uma Hitória tão gloriosa e continuarmos a ser um dos países mais pobres da Europa? Será que este facto é caso para termos orgulho? Eu não tenho orgulho nenhum em ser portuguesa! A única coisa que posso afirmar (infelizmente), é que me sinto portuguesa, e apesar de tanta "pelintrice" não consiguo mudar de nacionalidade.

Perante a nossa situação actual - e de sempre, devíamos de ter vergonha e não orgulho! Sim - V E R G O N H A ! Não por sermos portugueses, mas pelo facto de termos tido a História que tivemos, mas continuarmos a ser o povo mais pobre do mundo ocidental, termo uma péssima assistência médica e social, e os nossos ordenados são tão maus como os de muitos países do terceiro mundo. Isto é de ter vergonha e não dá espaço a qualquer tipo de orgulho. Portugal não precisa de orgulhosos!

Fomos sempre uns sortudos, tivemos sempre um burro-caga-ouro. Primeiro "vivíamos" (os papatudo) das trocas das especiarias do Oriente contra artigos de luxo com países da Europa central. Este negócio lucrativo foi durando até que estes países se tornaram independentes das nossas trocas e baldrocas e puseram-se eles próprios a caminho do Oriente. Espertos como somos, voltámo-nos para o Brasil até que o nosso próprio Rei nos mandou dar a volta, mas como a sorte não nos deixa ao relento, demos conta que ainda tínhamos uns trunfitos nas mangas em forma das colónias africanas. Exploramos este continente até dar. Depois sem o pau do Brasil e os diamantes de Angola vivemos por um tempo em estado de desorientação desolada, até encontrarmos o burro de Bruxelas. Quando este um dia também se fartar de nós, não sei como iremos sair da crise. Ninguém investe, só se fazem grandes centros comerciais, cada um maior que o anterior - mas que economia esta? Só se compra e vende sem que se produza algo? Aonde é que isto irá parar?

É pá! E eu que só queria escrever um pouquinho sobre a sorte daquela Senhora com família muito necessitada... desculpem lá este devaneio...

4 comentários:

  1. Qual devaneio, qualquer dia, eu tenho vergonha de ser portuguesa, é tanta coisa que parece que gostamos de ser totós (burros)

    ResponderEliminar
  2. É triste, não é Isa? Mas eu não quero ter vergonha e nem quero resignar, eu gostava de poder deixar esta apatia e tentar dificultar o máximo possível "jogo" a gente como esta.

    ResponderEliminar
  3. São coisa destas que sempre me envergonharam!

    ResponderEliminar
  4. Estás certíssima !
    O despudor em que vivemos é revoltante !
    Eu já me cansei de tudo isto. Não consigo no mínimo simpatizar nem um bocadinho, seja com que partido for. Para mim, os políticos (todos eles) atingiram o nível mais baixo da degradação e não vejo como vamos saír disto !
    .

    ResponderEliminar