terça-feira, 27 de abril de 2010

O largo do Camões

-
Sempre que viajo de Lagos a Lisboa prefiro ir pela estrada paralela ao Atlântico, esta estrada é pequena, insignificante, mas que para mim é o caminho mais agradável que se pode tomar quando se viaja da zona de Lagos a Lisboa e vice-versa. Como não tinha muito tempo para estes deleites, pus-me a caminho de Lisboa pela Auto-estrada. A viagem foi agradável e rápida, tive sorte em não ter encontrado "fotógrafos" pelo caminho. Entrei em Lisboa pela Ponte 25 de Abril - não deu para contemplar a minha cidade preferida porque estas alturas dão-me transtornos. Sempre que atravesso esta ponte e o momento de me decidir qual a saída a tomar chega, entro automaticamente num desespero. Se quero ir para o Rato, saiu na Rotunda, se quero ir para a Amadora vou parar a Algés. É sempre uma confusão, desta vez não me quis chatear e decidi sair quando me desse "jeito" fui parar ao Rato e assim aproveitei para dar umas voltinhas antes de ir ter com a tiazinha A. à Amadora. Fui comprar uma bonequinha de trapos, que já há muito queria comprar e como o atelier do meu amigo Zé Júlio não ficava longe da loja da boneca, dei um saltinho até lá, mas não tive sorte! Ele já tinha se ido embora.



O largo do Camões estava cheio de passantes - cheio de vida, um frenesim que me andava a fazer falta (vivo na província). O alcatrão desta praça continua a descascar-se ininterruptamente a deixar o pavimento antigo ao léu, dá para aperceber-se de que já há uma quantidade de tempo que ninguém fez nada para que este mau-estado tenha um fim. A estátua de Luiz Vaz de Camões, ainda está no mesmo sítio de sempre, direita como um fuso, mas suja de dar nojo, não entendo como há gente que consegue sentar-se aos pés desta estátua - uma lavagem do pedestral da estátua deste grande homem, não lhe faria nada mal - preferia ver esta estátua limpa do que ter a árvore de Natal maior da Europa. Deve ser um charme, ver os aviõesinhos da RedBull a voarem sobre uma Lisboa suja e mal cuidada - será que não haja um amigo dum politico qualquer que tenha uma firma que faça maquinaria limpadora de estradas e passeios?
-

Uma foto que ilustra melhor o triste estado dás estátuas da cidade

5 comentários:

  1. Aqui só há dinheiro para pagar a chupistas e não para lavar estátuas :)

    ResponderEliminar
  2. Acabas bem o texto. Essa seria a maneira eficaz !... mas olha que se "eles" lerem isto, não tarda muito e a solução aparece ! rsrsrsrs
    Há dias fiquei surpreendido por a Isa dizer que em Lisboa é proibido dar de comer aos pombos ! ... será essa uma das razões ?

    Tenho pena por ti que tenha passado tão rápido, mas já sentia a tua falta... :))
    .

    ResponderEliminar
  3. Isa, antigamente haviam umas sandálias que se chamavam chupa-cócós.

    Rui, não acredito que esteja suja por causa de pombos, ela está suja porque nunca foi limpa. Esta estátua tem uns degraus em baixo. Aqui costumam sentar-se pessoas, uns comem outros fumam, outros fazem um xixizinho e possivelmente outras coisas. Razões suficientes para que esta seja limpa de tempos a tempos.

    ResponderEliminar
  4. Já lá não passo desde o fim das obras do Chiado !
    Dá para fazer uma ideia.
    .

    ResponderEliminar
  5. Olá Isabel,

    Como deves saber o grau de sujidade daquela estátua, não se lava propriamente com um balde e uma esfregona, e 2 ou 4 gatos pingados pouca ou nenhuma diferença irão fazer em termos práticos.

    Para mim essa iniciativa vale pelo EXEMPLO, e pela CORAGEM DE DAR O PRIMEIRO PASSO, duas coisas que nós já nos esquecemos que existem.

    Por isso estou disponível para alinhar. Mas prepara-te para seres olhada com, desconfiança, com admiração, com compaixão.
    Subscrevo na integra a tua ideia, de não FAZER BARULHO, e FAZER O QUE AINDA NÃO FOI FEITO.

    O ideal seria conseguir uma máquina que projectasse um jacto de agua misturada com um produto qualquer que nos permitisse ter um efeito mais visível, mas aí iríamos ter certamente problemas com a Câmara, porque embora não limpem, alguém nos viria logo perguntar que é que nos deu autorização para o fazer.

    Se a tua ideia for mesmo só limpar a estátua, então escreves uma carta registada para a Câmara e pedes-lhes autorização para daqui a um mês ires lá com um grupo de 50 pessoas limpá-la, e que vais aproveitar e levar contigo umas equipas de televisão

    Dois ou 3 dias antes do prazo dado por ti, verificarás que a Estátua irá estar limpa ou a ser limpa, para que quando lá fores com a TV, já nada seja preciso fazer.

    É garantido. ( como diz o Ronaldo )

    Nota: Eu sei por experiência própria.

    ResponderEliminar