quarta-feira, 28 de abril de 2010

P'ra quem é, bacalhau basta!

-
A manhã serviu para descançar e planear com calma o dia. Saímos de casa por volta do meio-dia, fomos almoçar a um restaurante perto de casa. Comi um chicharro grelhado com molho à espanhola, o pão que é a minha perdição estava uma maravilha e a companhar uma sumol de laranja, refeição sem vinho porque só com um copinho fico muito valente e penso que a estrada é só minha. Depois do almoço e antes do passeio, fomos ainda levar a Kira a dar uma voltinha, para fazer as suas necessidades e apanhar um arzinho fresco (as necessidades da Kira são apanhadas e postas no próximo caixote do lixo, a ti A. é uma pessoa muito consciente). Depois fomos de metro ao jardim zoológico, andava para lá ir há muito tempo. Não só para ver os macaquinhos, mas para ver como é que os animais lá vivem. Fiquei contente em ver que muitos dos animais têm espaço suficiente. Os ursos deram-me pena, pareciam perturbados. Muito pouco espaço e sem vegetação. Também fiquei impressionada com a quantidade de publicidade espalhada pelo jardim - se assim continuarem um dia chego lá e os macaquinhos andam vestidos com camisolas do benfica enfeitadas com slogans da coca-cola.


O espaço dos répteis é horrível. Tudo mal feito, má qualidade, de um amadorismo incomparável. Em Portugal deixa-se fazer tudo por amadores. Os espaços onde estes répteis vivem, foram feitos com uma falta de dedicação, sem brio nenhum, tudo feito só para ficar feito - muito triste. As "montras" onde estes répteis vivem, foram decoradas sem brio nenhum. Bastava irem à escola António arroio pedir a alguns dos alunos que decorassem estes espaços, penso que não lhes iria ficar mais caro e o resultado não seria tão vergonhoso.


Os jardins zoológicos que visitei fazem estes espaços num brio incomparável. Muitos são de uma perfeição que até parece realidade. Em Portugal não, parece que fazem tudo sobre o mote: "Para quem é bacalhau basta".


As plantas que eles utilizaram para decorar este espaço também me fizeram rir, para não dizer chorar. Só a escolha destas plantas e destes vasinhos da loja dos 3, dá para ver com que amadorismo e falta de brio este espaço foi equipado - quem sabe, ainda podemos nos dar por sortudos eles não terem posto as plantas em latas da Robialac. O tecto cobriram com uma rede camuflada da guerra.

Logo à entrada há uma espécie de lago onde vivem tartarugas. As bordas deste lago têm assim uns boraquinhos que devem já lá estar há uma quantidade de tempo.

Porquê este desmazelo? Uns dizem que é por sermos pobres...

8 comentários:

  1. Ora mas notaste quanto foi o preço do bilhete? Nós por cá até para ver a bicharada, temos de pensar primeiro, andamos a contar tudo ao cêntimo para depois ir entregar umas centenas aos... tenho de pensar que ainda não perdi a boa educação.
    Mas voltando a outros assuntos, primeiro o mexilhão, depois o chicharro e o sumol, isso é que foi ficar consoladinha ;))))

    ResponderEliminar
  2. É muito difícil manter um espaço daquele tamanho, tanto zoológico como botânico, É um centro de conservação, reprodução e reintrodução no seu habitat natural de espécies em vias de extinção. Eu sei que a mediocridade é a nosso apanágio. Todos temos de mudar. Os animais, esses não têm mesmo culpa nenhuma.
    Sou do tempo em que uma ida ao Jardim Zoológico incluia um passeio de elefante e uma moeda entregue à tromba de um outro, em troca de uma tocadela de um sino. Que funcionários estaram escarregues da conservação do mesmo? Alguns biólogos e arquitectos? Não. Veterinários, devem ser os únicos dr's. que lá entram. Se calhar são os próprios funcionários que dos seus fracos ordenados ainda passam pelo AKI e compram aqueles vazinhos da foto :)!
    Há muitos anos que não vou ao Jardim Zoológico e moro tão perto...
    Eles precisam mesmo da nossa visita.
    Outra coisa: Gosto de chicharro, mas não o encontro nos restaurantes aqui por Benfica. Onde foi degustar esse pitéu?
    Fique bem.

    ResponderEliminar
  3. Olá Isabel. Parece que deste um passeio e tanto. A "tiazinha" (gostava mais que dissesses "Tia Alice") contou-me. Ela gostou muito e disse-me também que pareces uma "gaiata", isto é: ainda tens a energia de uma miúda.
    Um grande beijo.
    Runa

    ResponderEliminar
  4. Olá Marota. E por falar em "Bacalhau basta", como é que correu a refeição do bacalhau ? deu para consolar ? :))
    .

    ResponderEliminar
  5. Bom dia comadres e compadres! ;) ontem foi dia de badminton e por isso não tive muito tempo para passar por aqui. Em primeiro lugar quero agradecer pela a vossa visita e coments.

    Isa, não foi mexilhão, foi berbigão... a minha sorte é eu adorar o marisco mais barato do mercado. Imaginem o que era eu adorar lagosta e caviar.

    Guidinha, eu escrevo estas coisas, não é com a intenção de magoar alguém. Segundo a minha opinião a culpa do estado em que Portugal se encontra não é dos políticos - os culpados somos todos nós. Os politicos são portugueses, são pessoas como você e como eu. O nosso problema é infelizmente a nossa falta de parcimónia. Adoramos ser muito "finos", gostamos de títulos e de lacaios que nos tratem como senhores feudais e assim que tivermos a possibilidade em "chular os outros" esqueçemo-nos de todos os bons princípios e escrúpulos, esfregamos as mãos e pomo-nos logo ao trabalho. A verdadeira grandeza não está na quantidade de bens que se possui. Em Portugal ou tem-se tudo ou não se tem nada - o meio termo não existe. Se fosse rica não conseguia disfrutar da minha riqueza no meio de tanta pobreza - tinha muita vergonha.

    Priminho, preferia chamar-lhe mãezinha, mas este privilégio nem todos têm. Também adorei este fim-de-semana intensivo com a tua mãe, espero repeti-lo muitas mais vezes. Para a próxima temos que nos encontrar. Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Rui da Bica, o episódio do bacalhau há-de vir, mas posso já dizer-te que estava uma maravilha! Jinho

    ResponderEliminar
  7. Pelo que tenho lido, a amiga come bem o que desde já aprecio e felicito ;-)
    Quanto ao Jardim Zoológico, tem razão quando diz que tudo é feito por amadores ( que tentam dar o seu melhor), porque estes espaços não têm verba para contratar biólogos (sei do que falo)e pessoal qualificado.
    Os animais não votam , se votassem pelo menos na altura das eleições recebiam alguma coisinha:-(
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  8. Sim Fé-blue, sou um bom garfo e adoro a cozinha portuguesa. Infelizmente estes amadores põem a mão em todo lado, porque em Portugal só se formam doutores e poucas outras profissões como por exemplo enfermeias. Profissões normais como pedreiros, marceneiros, não são formados - aprendem na base do "learning by doing" e os resultados vêem-se quando a obra estiver "pronta". O exemplo neste link
    ilustra muito bem esta realidade. É triste, muito triste.

    ResponderEliminar