terça-feira, 20 de abril de 2010

Vendedor de Flor - em 2009 perto de Lisboa

-

Entrei numa loja muito pequena que me pareceu vender aquilo que procurava. A pessoa que estava a atender ao balcão era um indiano que falava português, mas não como língua materna. Fui extremamente bem atendida e o preço não podia ter sido melhor. Quando ía a sair da loja, entra outro cliente que dirige a palavra ao empregado num tom que me deixou perplexa. A pessoa ao balcão extremamente amavél, prestável foi abordada por um indivíduo sem princípios nenhuns - tratava o empregado por tu, numa atitude pedante, de extrema má-educação e de tão baixo nível que me deu pena do vendedor e ao mesmo tempo senti vergonha do comportamento desta criatura tão rude. Perante este cenário não consegui ficar indiferente e preguntei-lhe o porquê desta atitude, a resposta dele: "Bem se vê que nunca saíu de Portugal. Vá primeiro ver o mundo lá fora e depois venha falar comigo..." Adorava saber o que é que se passa nestas cabeças - será que nada, completamente ocas?
-

5 comentários:

  1. Então não sabes que na Europa o racismo está perigosamente a aumentar, por todo o lado? Depois junta-se a má educação e o desrespeito e o mundo está a ficar, realmente, horrível.

    ResponderEliminar
  2. Não compreendi bem. Passou-se aí na Alemanha, ou onde ?...
    .

    ResponderEliminar
  3. Rui isto passou-se em Lisboa. Vou "apagar" a última parte do meu poste, acho que o tema não faz sentido aqui.

    ResponderEliminar
  4. É vergonhoso e triste ter que aceitar que haja procedimentos destes. Normalmente são reflexos de "recalcamentos" de situações frustantes por que essas pessoas passaram anteriormente. São como um sentimento escondido, de "vingança" de factos passados. Logicamente, uma situação doentia.
    Creio serem situações do "ser humano" e não propriamente portuguesas.
    .

    ResponderEliminar
  5. Sim Rui, tens razão, eu também tenho a certeza que estes sentimentos não são típicos portugueses, é uma fraqueza humana, só que enquanto em Países europeus já quase ninguém se atreve a portar-se desta forma, em Portugal este comportamento ainda é tomado como uma normalidade. Rui, eu não quero que pensem que a crítica que aqui exerço, seja por maldade. Eu critico porque gostava de ver as "coisas" mudarem. Sei que não vou conseguir nada, mas ficar "calada" e fingir que tudo está bem, não consigo. Eu sei que Portugal também tem tanta coisa boa e digna de ser mostrada e eu preferia mostrar as coisas boas de Portugal, mas só consguirei fazê-lo enquando aquilo que me incomada não se altere - é utopia, eu sei, mas não consigo doutra forma. Beijinhos e um dia óptimo

    ResponderEliminar