segunda-feira, 19 de julho de 2010

So wenig wie möglich und so viel wie nötig

*

O máximo possível e o mínimo necessário


O menos possível e o máximo necessário

  *

A tendência em confundir quantidade com qualidade é em Portugal notória. Agimos sobre o mote "quanto mais, melhor"; esquecendo-nos que qualidade não se compra aos molhos. O título deste post, o que em portugês significaria aproximadamente o seguinte: "o minímo possível (de qualquer coisa) e o máximo necessário (destas mesmas coisas)" é uma das directrizes a seguir na execução de desenhos técnicos. Esta frase que aprendi durante a minha formação profissional na Alemanha, impressionou-me imenso e passou a ser conceito para quase tudo aquilo que faço*, seja ele a nível profissional ou privado. O telejornal português, por exemplo, é para mim uma afronta! Para quê tanto teatro se com menos também se fica devidamente informado?

Portugal é em algumas coisas, quase os EUA da Europa - um país de superlativos! A maior árvore de Natal  da Europa, os maiores Centros Comercias, a melhor comida, as praias mais  lindas do mundo e depois somos o país que paga os ordenados mais baixos da Europa, o que também um superlativo é, não é?


(*) excepto amar, por exemplo os meus filhos, passa-se precisamente o contrário.

6 comentários:

  1. Estou 100% de acordo, Marota ! Um desenho técnico tem que "falar" por si próprio, sem necessidade de quaisquer explicação!
    Muita perspicácia tua, em adaptar esse conceito a tudo o resto.
    Pegando no tema que escolheste, Telejornais, o inverso desse conceito é tremendamente arrazador, de uma pobreza confrangedora, pela quantidade em detrimento da qualidade!... e quantas vezes falam da mesma coisa durante o mesmo noticiário e o repetem noutros que se lhe seguem ?
    Parabéns pela tua observação !
    bjs
    .

    ResponderEliminar
  2. Neste país é muita conversa para nunca sabermos nada, Soluções às dúzias mas Nada que se veja, Muita conversa e Poucos resultados.
    A história de Pedro Passos Coelho querer mudar a Constituição (uma das melhores da Europa)para pensar no Futuro é uma treta, que Futuro?

    Bjos

    ResponderEliminar
  3. De acordo,têm tanta "informação" visual que cansa só de olhar.
    É tudo em grande, em demasia, de gastos e de gostos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. A minha opinião sobre este post está nos três comentários já feitos e muito bem feitos.
    Também te dou os meus parabéns por esta postagem.

    ResponderEliminar
  5. Obrigada a todos pela vossa passagem por aqui! Só tenho um pedido - se por acaso alguém tiver uma melhor tradução para a frase em título ficaria muito grata. Ainda não consegui encontrar as palavras ideais.

    ResponderEliminar
  6. Este país é quase um paraíso. Para quem tem muito dinheiro!

    ResponderEliminar