domingo, 1 de agosto de 2010

Ensinar e aprender na Alemanha.

*
Aqui, na Alemanha, quando se reprova, o que é muito raro, até é um privilégio. A repetição do ano escolar dá a oportunidade a poder-se continuar no bom caminho do currículo escolar ideal.

Os que não reprovam, mas que não atinjam as notas ideais, são enviados para escolas "especiais". Há escolas para "inteligentes" os "Gymnasium", outras para os "normalecos" "Realschule" e para os "burros" e filhos de "burros" há as Hauptschulen.

O sistema escolar alemão é para uns excelente e para outros extremamtente injusto. Os privilegiados têm escolas com carácter privado, gratuitas, pagas por todos os contribuintes. Os outros que se tramem. Em Portugal o ensino pode ser mau, mas não é injusto como aqui  - quem quiser pôr os filhos em escolas melhores, que o faça, mas que pague para tal. Aqui  os privilegiados têm-nas de graça. Por isso, esperemos que se houver alterações, que sejam para melhor, mas como conheço o nosso destino, já estou a ver à lástima  a que vamos chegar.


*



*

5 comentários:

  1. Pois é minha querida marota !

    ResponderEliminar
  2. Pode ser que as coisas por cá se mantenham como estão até agora. De facto o sistema de ensino na Alemanha não me parece NADA JUSTO.

    ResponderEliminar
  3. Mas por cá, parecem querer dar o mesmo valor aos que se esforçam e aos que se estão borrifando, resumindo não vale a pena o esforço e, os bons, ainda são mal vistos pelos colegas, agora só falta igualar tudo sem os chumbos e as estatísticas para a U.E. ficam óptimas.
    O que eles querem sei eu, escravos que saibam juntar sílabas mas que não percebam o que está escrito, para controlar melhor as massas;)

    Bjos

    ResponderEliminar
  4. Grande verdade Isa. Agora disseste tudo.

    ResponderEliminar
  5. Curioso esse sistema na Alemanha. Não fazia ideia e parece-me péssimo. Nesse aspecto estamos bem melhor. Há mais igualdade dee oportunidade.
    Quanto às não reprovações a Ministra está a delirar. Está a confundir as coisas.
    O que ela quereria dizer era que íamos implementar um sistema de ensino do tipo da Finlândia, que os resultados iriam ser muitíssimo bons e assim acabariam as reprovações. Meteu os pés pelas mãos e fez uma afirmação absolutamente ridícula e parva ! Não me admira que lhe fugisse a "ideia" e as palavras para o que realmente pensa, ou seja acabar com as reprovações, mantendo o sistema português como está :))
    .

    ResponderEliminar