terça-feira, 12 de outubro de 2010

Portugal e o Estado Social II

*

*

O estado social, de que estes senhores estão aqui a falar, é um estado social para parvos. Aquilo que eles chamam serviços sociais oferecidos pelo estado, são serviços de última categoria. Só um pequeno exemplo: o meu pai depois de uma doença grave, teve que ser operado. O estado que se acha social só podia operá-lo 15 meses depois da doença ter sido diagnosticada. Como o meu pai ainda queria viver mais uns aninhos com saúde, resolveu pagar ele próprio a sua operação. Ele pagou para esta intervenção cirúrgica duas vezes - uma vez directamente à clínica que o operou e outra vez indirectamente, através dos descontos que fazia todos os meses.


A parte dos ordenados que o contribuinte todos os meses paga, é utilizada no sustento das vidas de esbanje dos parasitas que nos governam, e não para sustentar o estado social de que eles muito gostam de falar. Em Portugal não é possível criar-se um estado social, enquanto os políticos se portarem como insaciáveis alarves.


Como aqui já escrevi, a relação entre “Estado Social” e Portugal tem a mesma conotação que a relação entre “Estrelas do Guia Michelin” e o “Mac Donalds” – Portugal nunca foi um estado social – pelo menos quando comparado com o que se passa no resto da Europa. Portugal nem Estado Social Light se pode chamar.

*


*

6 comentários:

  1. Minha querida,
    Acho que merece que eu regressa para ouvir esse "catedrático da catástrofe"... Mas pelos vistos e na sua opinião não se perderá grande coisa se perdermos o nosso SNS, o subsidio de desemprengo ou o ensino gratuíto...

    (já coloquei a petição lá no meu blog, amanhã irei fazer um post dedicado, boa?)

    ResponderEliminar
  2. Não sei se serei uma excepção, um priviligiado, mas o que é certo, para falar muito franca e honestamente, nunca tive motivos para me queixar dos Serviços Médico Sociais, muito pelo contrário !
    E não têm sido nada poucos os motivos que me têm levado a recorrer a eles !
    Para ser honesto, só posso dizer bem !
    Mesmo quanto aos restantes serviços sociais a situação não é muito diferente!
    Agora, Educação, Justiça, Políticos actuais, dificilmente se encontrará pior !
    .

    ResponderEliminar
  3. Devo acrescentar que, por outro lado, não tenho a menor dúvida que este "Estado Social" tem realmente os dias contados, por muito que nos custe e seja qual for o partido que venha a governar Portugal.
    A situação Económica-Financeira, a sua evolução futura, não só próxima e não só em Portugal a isso vai obrigar.
    O sistema capitalista faliu, como antes já tinha falido o sistema comunista !... e terá que ser criado um novo "Sistema" ! Uma coisa garanto : Os tempos das vacas gordas já acabaram para esta geração e muito provavelmente para a próxima !
    O futuro é uma grande incógnita !
    .

    ResponderEliminar
  4. Quando olho para trás, penso que apesar de tudo evoluímos bastante e o Estado Social merece ser preservado, apesar de não ser perfeito.
    Quanto à spetições, vou lê-las com a tençao e certamente arranjarei posts para divulgar aquelas que me merecerem especial atenção.

    ResponderEliminar
  5. Concordo contigo! As listas de espera são vergonhosas e inadmissíveis... Ressalvo no entanto as urgências e os profissionais que lá trabalham. Quem manda na saúde, como também na educação, justiça e etc é que é muito, muito fraco (ou é motivado por outros interesses qeu não os do bem comum).
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. O SNS que até poderia ser dos melhores, mas estão a piorar porque o dinheiro está, realmente, a ser esbanjado noutros sítios e vamos ficar muito mal porque o PS desgoverna e o PSD quer, simplesmente, acabar com ele e o maior problema é que a maioria da população não tem dinheiro para pagar coisa nenhuma, só lhe resta confiar na sorte de não adoecer ou, simplesmente, morrer.

    Bjos

    ResponderEliminar