quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Lisboa vai perder calçada portuguesa

*

O típico pavimento é conhecido como calçada portuguesa, mas são poucos os portugueses que apostam no seu potencial. Já foi criada uma escola de calceteiros e, em anos ante- riores, portugueses forma- vam pessoas de outros países. No futuro, arriscamo-nos a que sejam profissionais de outros países a ensinar aos portugueses os tru- ques deste pavimento. Em Lisboa, a sua área deverá encolher durante a próxima década.
Foi criada uma escola municipal, há 24 anos, para que a arte não morresse. Há apenas quatro anos, a Câmara Municipal de Lisboa (CML) anunciava que queria duplicar o número de calceteiros. Em Dezembro desse mesmo ano, a autarquia colocou uma estátua em homenagem a estes profissionais. Actualmente prevê-se uma diminuição da calçada portuguesa em nome da comodidade. ... (clique aqui para ler mais)

Aposto que quem tomou esta decisão não tem um primo ou um tio que produz pavimentos comodos e melhores que a calçada portuguesa. 


Enigma Maroto da semana: Descobre a razão desta decisão. 

*

9 comentários:

  1. Andamos a mandar calceteiros para o Brasil para dar cursos... e pelos vistos, por cá, temos sábios de ideias malucas... deve ser para poupar... ou então... andam mesmo a misturar "alguma coisa" na água :o

    Bjos

    ResponderEliminar
  2. A CML tem uma escola de calceteiros que até esta a concorrer na Euroskills Lisboa 2010: http://www.euroskills2010.pt/Home/tabid/39/language/pt-PT/Default.aspx
    Eu estive hoje neste evento e vi dois jovens da referida escola a desempenhar essas funções no campeonato. Portanto temos saber-fazer, se querem acabar com as calçadas isso poderá ter outra razão.

    ResponderEliminar
  3. "A substituição foi justificada .... na esperança de que isso ajude à fixação de mais famílias e empresas em Lisboa." rsrsrsrs

    Nunca li justificação tão esfarrapada como esta ! Isto é de bradar aos céus !

    ... a população de Lisboa vai certamente aumentar astronomicamente sem as "desgraçadas" das calçadas ! :(((

    Será que a Marota tem a solução do enigma ? :))
    .
    .

    ResponderEliminar
  4. Acabaram com a calçada portuguesa no Terreiro do Paço...aquilo está uma vergonha,para não falar da banheira que lá puseram no Cais das Colunas...

    ResponderEliminar
  5. Pelo menos somos lógicos... Fazemos publicidade para comprar português.

    Um dia caímos mesmo no mar...

    ResponderEliminar
  6. Olha eu acho que vamnos perder tudo de bom o que temos, a bem ninguém sabe de quê. A língua tem sido vilipendiada por pretensos portugueses, as artes é que se vê. O que vemn de fora é que é bom ! :(((( E esquecemo-nos do que temos cá em todo espectro artístico. Muito triste !

    ResponderEliminar
  7. Mais uma ideia genial!, Ideias não faltam, concretizações é que é o pior!
    E logo a nossa calçada! Muito triste, não sabia desta notícia.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  8. BAsta passar esse curso para licenciatura, e por o Tino de Rãs como Director do Curso (o percursor das novas "apertunidades"), que não vão faltar candidatos... De cócoras andamos todos nós!!!

    E fiquei curioso...

    ResponderEliminar
  9. Será que vocês andam nos mesmos passeios que eu? Todos tortos, esburacados, rebaixados, etc etc etc.. Por amor de Deus, deixem de ser velhos do Restelo. Prefiro ter calçada portuguesa com a devida manutenção em zonas turísticas, zonas nobres e históricas, onde a calçada terá o tratamento e o respeito que lhe é devido do que ter calçada indevidamente tratada por essa cidade fora. Acho que temos de ser práticos e não esquecer o valor da manutenção que a calçada implica. Existem alternativas mais duradouras, económicas e práticas. A calçada agora sim vai ter o respeito que merece, vai estar apenas em sítios nobres e com o devida manutenção em vez desta proliferação que existe por esta cidade fora de má calçada. A CML já fez muita asneira com o nosso património arquitectónico mas neste caso, estou de acordo, vá lá pelo menos uma vez na vida..

    ResponderEliminar