terça-feira, 10 de agosto de 2010

Portugal, um "Estado Social"?

*
Realmente é triste ver um povo que já nada tem que possa ser roubado, mas que continua ininterruptamente a ser depenicado. É como se já só estivesse em cuecas e mesmo essas as quisessem roubar. Perante esta realidade, é sem dúvida um castigo ter-se nascido português – eu sei, há piores destinos, mas o mal dos outros não torna o meu mais aprazível. A relação entre “Estado Social” e Portugal tem para mim o mesmo valor que a relação entre “Estrelas do Guia Michelin” e o “Mac Donalds” – Portugal nunca foi um estado social – pelo menos quando comparado com o que se passa no norte europeu. Eles atrevem-se a tanto porque o povo português é sereno*. Ao tentarem-me convencer que Portugal é um "Estado Social" estão a chamar-me parva. Queridos amigos aí em Portugal: PORTUGAL NUNCA FOI UM ESTADO SOCIAL E ELES JÁ NOS ANDAM A ROUBAR AS CUECAS!  

Num país europeu ocidental, todos os indivíduos, mesmo aqueles que por qualquer razão perderam o direito ao subsídio de desemprego, são-lhes garantidas outras subvenções. Na Alemanha por exemplo, o Hartz IV e outras "regalias",  permitem aos seus beneficiários um nível de vida superior ao de muitos portugueses que trabalham mais de 42 horas por semana. Em Portugal, desempregados que deixaram de receber o subsídio de desemprego; são uns desgraçados - desenrrasquem-se se puderem e se forem apanhados a roubar, o problema é deles. O estado então, irá finalmente tratar deles! É a isto que eles querem chamar um Estado Social?

Ter que pagar impostos a estes chulos vaidosos, era o pior que me podia acontecer. Por isso, prefiro andar por terras longínquas, a sofrer de saudades do bacalhau, do que pagar impostos para que políticos  corruptos tratem da sua (deles) conta bancária.
*

9 comentários:

  1. Quando o povinho acordar, vai ser tarde demais e, espero que só seja por ser Verão ou de apanhar muito Sol na cabeça, mas as sondagens dariam hoje a vitória ao PSD, quando eles já mostraram a grande vontade de acabar com o S.N.S. ou, talvez, por o dizer por outras palavras. Portanto, espero que acordem e não façam a sua última estupidez, pois as seguradoras de saúde privada, já estão a afiar as garras.

    Bjos

    ResponderEliminar
  2. És uma mulher decidida ! :))
    Tantas esperanças num país melhor, até alguns meses após a revolução e após passados alguns anos, é triste vermo-nos atulhadas no lamaçal !
    Tenho muita pena de não ter um partido no actual "leque" e um eleitorado não "clubista", que me dê esperanças em melhores dias !
    É triste viver num país assim.
    .

    ResponderEliminar
  3. Tens toda a razão, portugal não é um Estado Social e cada dia que passa está mais longe de o ser, cada vez é maior o fosso entre esta nova clique de boys cheios de dinheiro mal ganho e os pobres. A classe média está a rebentar, depois de anos vividos acima das possibilidades e esmagada pelos impostos...
    Chego a ter vergonha de ser português.

    ResponderEliminar
  4. Isto está a pedir outro 25 de Abril. Mas agora sem cravos. Com muito sangue!

    ResponderEliminar
  5. O melhor comentário que li sobre a situação política no nosso país foi no site em baixo, da autoria de: Manuel Martins - Os Mansos| 2010-04-17 / 09:52 |
    Vale apena ir a esta página e ler o comentário de Manuel Martins.

    RECOMENDO A LEITURA DESTE COMENTÁRIO.

    http://diario.iol.pt/comentarios/politica/manso-debate-ultimas-tvi24-socrates/1155705-4072.html

    ResponderEliminar
  6. Só mais um pormenor. O comentário de Manuel Martins é o comentário- Número 30

    ResponderEliminar
  7. Obrigado a todos pela vossa visita e comentários. Teófilo, muito obrigado por me ter dado o link. Palavras perfeitas.

    ResponderEliminar
  8. Nós estamos a ser "roubados" é a palavra exacta para descrever Portugal, não quero personalizar, mas minha mulher trabalhou 26 anos, extinguiram o serviço dele e outros mais 61 colegas, recebeu o subsídio de desempregoa até à pouco mais de 3 meses,a lei actual contempla 3 anos,após terminar este período tem mais 6 meses do subsídio sequente que é metade do que recebia antes.
    Agora "mexeram" na Lei e ficou sem o subusídio sbsequente e com ela mais 240 mil portugueses, aproveitaram o período de férias para fazerem esta "gracinha"! Mas tem mais, o salário de um deputado são, no minímo, 3.000€/mês + 2,153 para ajudas de custo e ficam reformados ao fim de 4 (quatro) anos de "trabalho" no Parlamento, onde dormem e fazem desenhos!!!
    A Vergonha Nacional..
    António Silva

    ResponderEliminar
  9. Olá António, penso que seja aquela pessoa que conheço do Facebook. Isto não é Vergonha Nacional, isto é roubo e como tal dever ser tratado.

    ResponderEliminar