segunda-feira, 18 de julho de 2011

Densidade populacional em Portugal - Norte vs. Sul

Estimados,

estou à procura da razão histórica e oficial da diferença da densidade populacional entre o norte e sul de Portugal. Quem sabe? Ficaria muito grata pelo vosso apoio.

Cumprimentos amigos 

M

 

8 comentários:

  1. Marota,embora eu não seja professor de História,penso que a razão principal da menor densidade no Sul se ficará a dever à natureza da colonização interna-que vem da idade média-e da distribuição,ou falta dela,no Sul.

    ResponderEliminar
  2. E à divisão da terra,claro.

    ResponderEliminar
  3. Vá ler OLIVEIRA MARTINS e ORLANDO RIBEIRO

    ResponderEliminar
  4. Anónimo, muito obrigada pela dica ;) é brilhante

    ResponderEliminar
  5. "Oficial" não sei, mas,…
    Principalmente a própria desertificação provoca desertificação.
    O latifúndio vs pequeníssima propriedade.
    As distâncias para “tudo” tendem a ser maiores (Tempo e custos).
    O calor demasiado vs Norte.
    .

    ResponderEliminar
  6. Obrigada Rui! Pensei que estavas de férias, por isso não te contactei directamente. Estive lá no teu cantinho e pareceu-me não estares presente e como era urgente fui procurar a minha sorte para outras bandas. Postei a pergunta aqui porque necessitava de uma resposta breve. Uma pessoa num Foro que costumo frequentar precisava desta informação muito breve para um exame oral e como só encontrava, cá em casa, o III Volume de Oliveira Marques, resolvi postar aqui, no meu blogue e perguntar a várias pessoas em comentários de blogs amigos ou amigos de amigos (na Nina por exemplo).

    A pergunta foi aqui feita: http://www.portugalforum.org/portugal/23730-pruefungsfrage-thema-besiedlung-portugals.html#post170360 (a minha resposta #7)

    E até eu com a minha suposição não estava longe da verdade. Dei como causa a existencia de latifundios no sul de Portugal, o que foi confirmado por ti e pelo Marquis.

    Tu deves perguntar-te qual razão desta grande justificação, não sei bem porquê, mas penso ter sido a intervenção do anónimo lá de cima. Obrigadinha mais uma vez por teres passado por aqui e dado também o teu apoio.

    Beijinhos amigos e não marotos da Marota

    ResponderEliminar
  7. Passei só para te desejar um Feliz 2012!

    beijinhos

    ResponderEliminar