segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Portugal forever

*
“Um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio, fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de misérias, sem uma rebelião, um mostrar de dentes, a energia dum coice, pois que nem já com as orelhas é capaz de sacudir as moscas; um povo em catalepsia ambulante, não se lembrando nem donde vem, nem onde está, nem para onde vai; um povo, enfim, que eu adoro, porque sofre e é bom, e guarda ainda na noite da sua inconsciência como que um lampejo misterioso da alma nacional, reflexo de astro em silêncio escuro de lagoa morta.

Uma burguesia, cívica e politicamente corrupta até à medula, não descriminando já o bem do mal, sem palavras, sem vergonha, sem carácter, havendo homens que, honrados na vida íntima, descambam na vida pública em pantomineiros e sevandijas, capazes de toda a veniaga e toda a infâmia, da mentira à falsificação, da violência ao roubo, donde provém que na política portuguesa sucedam, entre a indiferença geral, escândalos monstruosos, absolutamente inverosímeis no Limoeiro.

Um poder legislativo, esfregão de cozinha do executivo; este criado de quarto do moderador; e este, finalmente, tornado absoluto pela abdicação unânime do País.

A justiça ao arbítrio da política, torcendo-lhe a vara ao ponto de fazer dela saca-rolhas.

Dois partidos sem ideias, sem planos, sem convicções, incapazes, vivendo ambos do mesmo utilitarismo céptico e pervertido, análogos nas palavras, idênticos nos actos, iguais um ao outro como duas metades do mesmo zero, e não se malgando e fundindo, apesar disso, pela razão que alguém deu no parlamento, de não caberem todos duma vez na mesma sala de jantar.”


Guerra Junqueiro, 1896.

P.S.: Obrigado James, já procurava este texto há muito tempo. Finalmente!
*

7 comentários:

  1. Grande Guerra Junqueiro! E excelente texto. Só é pena que a história se repita e se mantenham essas características...Há dias reli o Finis Patriae...
    Bom Ano

    ResponderEliminar
  2. Acho que há bastante exagero se entendido como tal, nos tempos actuais !
    Também não será tanto assim ! :(
    Afinal de contas, escolheu-se a democracia e a democracio é isso !
    O poder está na liberdade de expressão e no voto !
    Temos o que o "povo" quer !
    Se se quiser fazer outra revolução, vamos para uma ditadura !
    Em democracia, o que poderemos fazer mais ?
    .

    ResponderEliminar
  3. Respondendo a um comentário que aqui li, usando este espaço seu, digo que em democracia é possível fazer mais. Neste regime é que não!
    A liberdade de expressão exprime a verdade conveniente. O voto é caçado através da mentira mais adequada, prontamente divulgada e ampliada. A mentira mais adequada, neste momento é levar a pensar que se está em democracia...
    (peço desculpa por me ter afastado um bocado do seu tema, mas acho que vale a pena...)

    ResponderEliminar
  4. Entretanto as coisas mudaram. A carroça deu lugares aos carros.

    Os burros é que são os mesmos.

    ResponderEliminar
  5. E nem pudemos ter uma revolta. Eu por me revoltar e espetar uma farpa nesta democracia feita à medida de alguns, já fui ofendido.
    Será que há uma nova pide?

    ResponderEliminar
  6. Adorei o texto, so e pena q ainda seja täo actual,como portugesa tenha mt pena da situacäo do pais como pessoa realista tb. näo sei se da para fazer mt melhor.talvez se possa usar na nossa politica o famoso ditado "burro velho mais va-le mata-lo do q. ensina-lo" e assim me vou conformando com a situacäo (somente pq. näo vivo em P.)

    ResponderEliminar
  7. Não se iludam.
    O que há corresponde muito próximamente àquilo que somos.
    A geração de 70 (de 1870) tentou mudar as «coisas» a partir de cima.
    Teve o sucesso que se está a ver.
    Não é feito assim, é trabalhinho p'ra anos, formiguinhando, obtendo resultados aos bocadinhos.
    Não adianta ter pressa, só aumenta a incompreensão do «outro lado» e a desilusão e frustração do outro.
    Não adianta também ser uma figura notável, ter nomes de ruas ou teatros, se não se souber ou conseguir alcançar o coração às pessoas.
    Aí fica-se para «monumento» umas décadas depois.
    Foi um dos meus muitos primos que me relembrou esse texto marota.
    Não tem que me agradecer, claro que o português do Guerra Junqueiro é acima de excelente, claro também que o conteúdo dele serviu apenas para deslumbrar o pequeno grupo dos «vencidos da vida».
    Mas (e isto é evidentemente discutível) às vezes mais vale permanecer fiel a si póprio que contemporizar, nem todos têm 2espinha" para isso.
    Gostei do seu "belogue" (axo fundos negros fundamental...) lendo mais por aqui, parabéns e tudo de bom.
    :-)

    ResponderEliminar