quarta-feira, 5 de maio de 2010

Praça 25 de Abril em Lisboa

-
Recebi hoje esta mensagem no meu espaço youtube e como eu agora também tenho um blog, vou responder ao senhor ou senhora protagonista aqui.

o artista é José de Guimarães ate pode estar degrada pois essa zona estava em requalificação e parou. de qualquer maneira sempre pode escrever ou apresentar sua ideia em assembleia municipal, caso contrario é estupido e ridiculo tentar ridicularizar um dos maiores artistas portugueses vivos...enfim já me tinham dito que era atrevida e so estas manifestações a confirmam... santa ignora...


Dona ou Sr. Protagonista,

não ponho em causa a grandiosidade deste artista português. A unica coisa que ponho em causa é a estética e qualidade desta "obra" à qual recuso denominar "Arte". O ser-se um grande artista, não legitima alguém, seja o Zé da Esquina ou o maior artista português, malograr praças e pracetas de Lisboa com obras desta natureza. Este objecto não é só inestético, ele está também em péssimo estado e mesmo se alguém quisesse ignorá-lo,  não seria possível devido ao monstruoso tamanho. Lisboa, a capital de Portugal, já se encontra num estado grave de degradação e não precisa de fantoches destas. Certamente custou um balúrdio e vai custar outro para a sua manutenção, mas como conheço estes destinos em Portugal, já estou a ver esta obra a desmoronar-se pouco a pouco sem que ninguém faça alguma coisa contra este estado. Hoje cai um azulejo, amanhã outro, até que um dia cai tudo e vai ficar um espaço livre para outra obra dum outro grande artista. 

O facto de esta zona estar degradada não implica que um objecto com a função que tem, em apenas 11 anos chegue ao estado em que está. O criador deste trabalho, não fez raciocínio nenhum sobre a durabilidade do objecto, escolheu materias inadequados e nem respeitou as regras necessárias para a construcção duma peça sujeita a todo o tipo de condições meteorológicas. Tenho a certeza que este trabalho custou uma pipa de massa e já está nesta miséria. Só para comparar também um exemplo dum objecto moderno, mas 16 anos mais velho que este pivete que fizeram em Lisboa é a Fonte Strawinsky  em Paris. Note-se que esta figura faz parte de um conjunto de vários objectos plásticos numa fonte. Isto significa que estas peças estão constantemente sujeitas a jarradas de água.

Agradeço imenso pelo conselho que me deu! Para a próxima, antes de ter alguma acção do género, apresentarei a minha ideia em assembleia municipal, só em caso de nada acontecer, farei uso do procedimento habitual - divulgar, divulgar, divulgar com todos as modalidades que me estejam ao alcance. 

Todos nós erramos e admitir que se errou, só demonstra grandeza. Até Miguel Angelo destruiu quando o resultado falhou. 
enfim já me tinham dito que era atrevida e so estas manifestações a confirmam... santa ignora...
Chame-me o que quiser, eu sei o que sou e não sou, mas uma coisa posso dizer-lhe: de si, nunca ouvi falar.  

Marota

Re-editado: note-se que esta estátua encontra-se numa enorme praça rodeada de campos baldios e ruínas. Porque é que se instalam "estátuas" em zonas destas?

2 comentários:

  1. Ah! Grande Marota, isto é que é liberdade de expressão :)

    ResponderEliminar
  2. Brigadinha Isa! Sabias que nós as duas dávamos um rico par de capicuas?

    Cumps - Isabel Maria

    ResponderEliminar